Reduza o colesterol de uma forma natural

No final do Verão, é necessário recuperar ou adquirir bons hábitos para pôr o colesterol na linha. Dieta adequada, exercício e hábitos de vida saudáveis são as três medidas básicas para reduzir os níveis de colesterol.

A época de veraneio costuma levar a uma despreocupação com as rotinas adquiridas durante o ano: comemos mais fora de casa, não há horários fixos, esquecemo-nos de fazer exercício… Por isso, uma vez finalizadas as férias estivais, o nosso peso e os valores do colesterol podem ter aumentado. Agora é um bom momento para retomar os nossos hábitos e controlar o colesterol.

1, 2 e 3 e hábitos cardiovasculares

O colesterol é um dos principais factores de risco cardiovascular, e afecta mais de 50% da população, segundo dados da sondagem DARIOS. Um valor que poderia reduzir-se mediante uma melhoria do estilo de vida, baseada em três pilares fundamentais: alimentação saudável e equilibrada, prática regular de exercício físico e a existência de rotinas adequadas.


Dieta saudável: controlando a alimentação, é possível reduzir em 54% a ingestão diária de colesterol e em 74% a de gorduras saturadas. Reduzir o nível de gorduras saturadas e de colesterol que ingerimos a cada dia e fazer uma adequada preparação dos alimentos é um hábito cardio-saudável fundamental.

Uma dieta equilibrada deve basear-se no consumo de fruta, vegetais, legumes, frutos secos, cereais integrais, peixe e pão. Além disso, deve cozinhar com técnicas saudáveis como a chapa, o forno ou o vapor e utilizar muito pouco óleo; o sabor dos alimentos não desaparece e apreciam-se muito mais. Evitar as gorduras saturadas, reduzir o consumo de sal e moderar a ingestão de calorias são outras medidas nutricionais.

Mexa-se todos os dias: o exercício físico também é crucial tanto para a evolução como para a normalização dos níveis de colesterol. Os especialistas recomendam um programa de exercício aeróbico (caminhada, ciclismo, ou natação) practicado com uma intensidade moderada, um mínimo de três vezes por semana, o que aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz o LDL (colesterol mau) e os níveis de triglicéridos.

Hábitos sãos: é recomendável o abandono de hábitos nocivos, como o tabaco ou o álcool, para pôr o colesterol na linha.
A maioria das pessoas sabe que fumar aumenta o risco de cancro do pulmão, mas poucas sabem que também aumenta consideravelmente o risco de doença cardiovascular. Em relação ao consumo excessivo de álcool, convém saber que este também pode elevar os níveis da tensão arterial e o colesterol. Além disso, deve controlar a sua tensão arterial, já que esta aumenta o risco de doença do coração, ataque de coração, ou acidente vascular cerebral. Também está reconhecido que o stress aumenta o risco de desenvolver uma doença cardiovascular. Controle-o para que não se transforme num risco para o seu coração.

Um extra na sua dieta: alimentos integrais

Um estudo realizado por investigadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) analisou a associação existente entre uma dieta regular rica em cereais integrais (trigo, aveia, cevada, centeio e arroz) e o risco de mortalidade total e cardiovascular.

Os cereais não refinados contêm um maior número de nutrientes (vitaminas e minerais) e proporcionam uma das maiores fontes de fibra que temos, esta é a razão pela qual são tão saudáveis, já que a fibra ajuda a abrandar e a diminuir a absorção de colesterol.

Desta forma, contribui para diminuir os níveis de colesterol total.





Reduza o colesterol de uma forma natural. Publicado na revista Dieta Sã Nº94,
Setembro 2015.



Também lhe pode interessar: