Aveia rica em beta-glucano

É o cereal da moda e, além de ser muitíssimo bom, tem múltiplos benefícios para a sua saúde. Veja qual é a que toma, porque nem todas as aveias contêm a mesma quantidade e qualidade de beta-glucano, um componente que ajuda a reduzir o colesterol.

O cultivo de aveia na Europa data do ano 1000 a.C., se bem que nessa altura só se utilizava na alimentação animal. Anos mais tarde, e graças às suas qualidades nutritivas, passou a ser um alimento básico para o Homem nas zonas mais frias do Norte da Europa.

O cultivo, solução para a sua composição

Cuidar do clima e das condições do solo é essencial para se conseguir uma boa produção de aveia.


Clima: É necessário que o ambiente seja húmido, fresco e estável. Durante o seu período de crescimento devem abundar a chuva e o sol e, para a sua maturação, os dias devem ser compridos e com muita luz . A aveia apresenta a particularidade de se mostrar sensível às oscilações de temperatura.

Cultivo: A aveia dá-se melhor em zonas frías , por isso, um lugar perfeito é o Norte da Europa, onde as condições climáticas são óptimas para que este cereal se desenvolva em plenitude. O clima nórdico oferece verões com níveis altos de precipitação e proporciona longas horas de luz por dia durante a época de cultivo e colheita.

A qualidade Avenacol

Nem todas as aveias são iguais. Da combinação de uma aveia de alta qualidade com uma técnica de preparação especial resulta o Avenacol, um farelo de aveia com alto teor de beta-glucano.
O farelo de aveia encontra-se nas camadas externas do seu grão e, através de um processo mínimo de separação das outras partes integrantes do grão, mantém intactas as suas propriedades.
Nem todas as fibras dietéticas aportam os mesmos benefícios. O beta-glucano é um tipo de fibra solúvel que revelou reduzir o colesterol no sangue. Uma boa notícia para quem quer cuidar de si próprio.

Benefícios da aveia

A aveia é um dos cereais mais completos pelas suas qualidades energéticas e nutritivas. O seu componente mais notório é o beta-glucano, reconhecido pela sua função reguladora do colesterol. Instituições como a Sociedade Europeia de Cardiologia ou a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos validaram os efeitos do beta-glucano (3 gramas por dia) para ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Melhora a saúde intestinal. Ao ser rica em fibra solúvel, a aveia favorece o desenvolvimento da microflora intestinal e lentifica o trânsito intestinal, favorecendo a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes.

A aveia regula a glicemia e a insulinemia, contribuindo para retardar a absorção da glucose, para reduzir os picos de glicemia e para diminuir a secreção de insulina

Estudou-se a implicação da aveia na sensação de saciedade, que pode pressupor uma redução do apetite.

A aveia é uma boa fonte de nutrientes de origem vegetal, sobretudo de fibra, proteínas e óleos vegetais, assim como também de vitaminas do complexo B e E, potássio, magnésio, fósforo e selénio, entre outros.


Onde encontrar produtos com aveia

Pode ser tomada ao estilo porridge , deixando os flocos de aveia levantar fervura em água ou leite e condimentando-os a gosto (canela, banana,…).

Os flocos também se podem tomar como se fossem cereais de pequeno-almoço. Faz-se uma mistura de muesli com frutas desidratadas e frutos secos. O farelo , pode ser misturado com sumo, leite ou iogurte. A farinha pode ser usada para preparar pratos doces ou salgados. Ou em produtos confeccionados , que tornam mais fácil a sua introdução, como é a bebida vegetal de aveia, ou bolachas ricas neste cereal, perfeitas para o pequeno-almoço, ou para um lanchinho a meio da manhã.

Estes são todos os segredos para incluir a aveia na sua alimentação e começar a disfrutar de todos os seus benefícios!

Aveia rica em Beta-glucano. Publicado na revista Dieta Sã Nº101, Abril 2016.



Também lhe pode interessar